quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Entrevista: Gustavo Wilman (Diretor de Carnaval)


A entrevista do barracão estréia com um dos Diretores de Carnaval da Acadêmicos do Setor 1, Gustavo Wilman. Ele que é torcedor da Porto da Pedra e, atualmente, cursa a faculdade de Direito.

AS1: Como conheceu o carnaval Virtual?

GW: A primeira vez que tive ciência do carnaval virtual foi através de uma aparição da liga em um canal de grande repercussão aqui no Rio de Janeiro. A partir de então, procurei algumas informações no site oficial

AS1: Foi quando resolveu participar do projeto?

GW: Não. Sempre gostei muito de carnaval e de saber mais sobre ele. Não somente como um evento anual que ocorre no estado, porém como forma de expressão, cultura e até profissional. Diante disso, sempre gostei de participar de fóruns e sites espalhados pela internet priorizando o carnaval carioca. Em um desses sites, o Esquentando os Tamborins, tive o prazer de conhecer pessoas que curtiam e admiravam tanto quanto eu essa manifestação popular, no já conhecido Fórum Setor 1. De lá, surgiu a ideia de criação de uma escola de samba virtual dedicado ao fórum e seus membros. Depois do surgimento da idéia, fui convidado pelo atual diretor de carnaval da GRESV Acadêmicos do Setor 1, Felipe Paixão, para fazer parte da equipe junto com ele, na direção. Topei e ingressei no projeto da LIESV.

AS1: Já que está como diretor de carnaval da Acadêmicos do Setor 1, nos conte detalhes sobre sua atuação dentro da escola...

GW: O presidente Victor Raphael dá total autonomia a direção de carnaval para qualquer assunto relevante ao julgamento da escola durante o desfile. Logo, opinamos por todos os quesitos competentes ao julgamento e temos nossa opinião respeitada pelos membros da Setor 1.

AS1: Isso significa que vocês têm total controle sobre o que a escola vai mostrar na passarela?

GW: Exato! A Direção de Carnaval tem total controle sobre o que será mostrado na Jorge Trinta. Funcionamos como um "filtro de qualidade" para a escola. Procuramos ouvir os membros em suas diversas opiniões, discutir sobre as idéias já faladas e expostas e, a a partir dai, trabalharmos em conjunto com o setor responsavel por cada quesito. É importante termos a noção de equipe e um trabalho "centralizado" para mantermos sempre o desfile por igual e, ocorrendo alguma troca de peças, a qualidade se manter estática.

AS1: Quais são as suas expectativas para 2009?

GW: As melhores possíveis. A GRESV Acadêmicos do Setor 1 em seu ano de estréia já mostrou pra que veio no carnaval virtual. Viemos com uma estrutura e competência dos membros que dela fazem parte muito grande. Ganhamos alguns prêmios importantes que nos deixam orgulhosos e animados pra sempre melhorar a cada ano.

AS1: E os trabalhos já começaram?

GW: Sem dúvidas. Desde o dia da apuração em que mesmo saindo campeãs do Grupo da CAESV alguns erros foram apontados para nós. Perdemos 0.5 décimos que foram importantes e que poderiam ter nos tirado esse título. Sabemos que na LIESV a disputa aumenta e podem ser décimos que sentiriamos falta no atual grupo que estamos.

AS1: A Setor 1 acaba de contratar novos membros, se reforçando para o proximo carnaval. Como você enxerga essas mudanças?

GW: Nenhuma escola joga para perder! Logo, é certeza, que toda mudança feita foi para o bem da agremiação. Lógico, perdemos membros importantes, como a nossa carnavalesca Quelen Serra, que fez belo trabalho. Porém, bons profissionais se agregaram ao grupo (que já era reconhecidamente bom) e fortaleceram ainda mais a GRESV Acadêmicos do Setor 1. Após, a apuração, como disse acima, tinhamos que sentar e conversar sobre os décimos perdidos. Isso foi feito! Para a Comissão de Pesquisa e Enredo, veio o Ailson Renan que possui um texto lindíssimo e idéias originais que ajudariam na composição do enredo. E para substituir a nossa carnavalesca, veio um belo profissional, atual campeão no carnaval de São João da Barra com sua escola. Enfim... Mantivemos nossa filosofia de revelar mais profissionais a Liga Virtual e, também, de oferecer maior conteúdo e competência ao já premiado grupo remanescente.

AS1: O que você pode nos dizer sobre o enredo da Setor 1 para 2009?

GW: Tinhamos várias sugestões de enredo para o Carnaval 2009. Recebemos sinopses de vários bons escritores e algumas excelentes idéias. Resolvemos sentar e discutir como seria a cara da Setor 1 daqui pra frente... Como a escola queria ser definida pelos membros da LIESV. Definimos e manteremos a linha que nos conduziu a vitória neste ano. Após alguns dias de pesquisa e lendo matéria em uma revista, vi como as flores tem influências na história da civilização em geral. Achei interessantíssimo o tema e passei pra comissão que pediu que eu pesquisasse mais e apresentasse um projeto bacana. Houve uma inspiração "extra" que me motivou ao tema "flor". Decidi focar essa história na religião. Logo, esperamos muito de "Pétalas da Fé" e temos a certeza que irá emocionar e ser um dos belos enredos da Liga em 2009

AS1: Mas do que fala extamante o enredo ?

Segundo Gandhi, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim. Ou são ramos da mesma árvore majestosa." ... A GRESV Setor 1 quer mostrar que Gandhi tinha razão, mas deixou de citar que as flores influenciavam e influenciam nas religiões de tal forma que as vezes se confundem com ela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente entrevista. Mostra apenas parte do gabarito que o jovem Gustavo tem!

Um abraço

Felipe Paixão